UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina ARQ 5605 - URBANISMO E PAISAGISMO III
Professores Nelson Popini Vaz e Sonia Afonso
Monitor Thiago Montenegro Góes

EXERCÍCIO II – PROJETO DA PAISAGEM URBANA

Objetivo: Discutir as possibilidades de projeto de desenho da paisagem urbana, a partir da idealização prévia de um sistema de espaços livres.

Este exercício tem um caráter experimental, onde se espera que cada indivíduo ou equipe, a partir das constatações efetuadas no Exercício 1 (que abordou a análise de áreas centrais, ou potencialmente centrais e sua apropriação no cotidiano urbano) desenvolva 3 propostas de organização espacial para a área escolhida no objeto de estudo abordado. Estas propostas devem ser criadas sobre um fragmento de área de 300 por 300 metros, possuir ao menos 50% de suas áreas destinadas a espaços livres, respondendo às seguintes solicitações:
PROPOSTA 1 – Considerando o crescimento populacional previsto para os próximos 20 anos, escolher uma área a ser adensada, organizando-a para o uso habitacional e dimensionando-a com densidade calculada conforme a tendência observada. Não esquecer de destinar os 50% de áreas a espaços livres.
PROPOSTA 2 – Ter ao menos 5 espaços públicos para lazer e conservação: lazer contemplativo, praça de vizinhança, praça temática (sugerir o tema de acordo com as características locais, por ex.: Praça da Paz Celestial), centro desportivo e viveiro de plantas para o departamento de parques.
PROPOSTA 3 – A área de estudo deverá contar com um espaço público destinado à preservação do patrimônio ambiental e / ou patrimônio histórico cultural, como por exemplo: faixa de proteção de cursos d’água, margens de lagoa, orla marítima, floresta, área de encosta, manguezal ou duna. A área poderá ser organizada como parque ou como um núcleo urbano histórico – cultural.
FORMA DA APRESENTAÇÃO FINAL: 3 pranchas A1 – cada uma contendo a proposta desenhada em planta, corte e perspectiva axonométrica, na escala 1:1000 e 4 croquis mostrando como o pedestre perceberia os espaços se estivesse caminhando por ali e um texto objetivo indicando os pressupostos adotados. As referencias utilizadas para a pesquisa deverão ser listadas juntamente com a bibliografia.